sábado, julho 10, 2010

Porque protelamos?


Falar é fácil, fazer é que é difícil.

Todos nós conhecemos esse ditado. Desde muito jovem ouvimos, das pessoas em nossa volta, que; “Falar é fácil, fazer é difícil.” E assim passamos quase toda vida. A maioria de nós seres humanos, protelamos. Deixamos para “amanha”, para depois, muitas tarefas, pequenas ou grandes. A limpeza da garagem, o armário cheio de bugigangas que não queremos mais, arrumar a estante de livros, o guarda-roupas, etc.
Quase todo ser humano tem sonhos. Alguns destes seres humanos irão transformar esses sonhos em metas e objetivos. Realizarão, cumprirão e terão a satisfação de ter realizado.
Se fizermos algumas perguntas a estes vencedores, que são fazedores, ativos/pró-ativos, iremos verificar que, são pessoas que; “não deixam para à tarde o que podem fazer pela manha.”
E você? A que grupo pertence, ou quer pertencer?
Quer pertencer ao grupo dos que fazem ou ao grupo dos que somente observam e fazem criticas? *
Pergunte-se: “Sou de realizar ou de fazer criticas?”
Quem faz?
Faz quem não protela. Faz quem desenvolveu o hábito de agir e realizar imediatamente as tarefas que lhe cabe. Faz quem não deixa para depois.
Alguns exemplos:
O Sr. José Quero Ser Acadêmico, destina toda uma noite para concentrar-se em um determinado estudo. Vejamos então, qual esquema ele emprega para alcançar esse desejo – desejo não é o mesmo que meta ou objetivo.
As 19:00h Zé já esta pronto, mas parece que o jantar foi meio pesado, comeu demais, ele resolve ver um pouco de TV. Esse pouco passou de uma hora, uma vez que o programa era de esportes, “bom!” Já depois das 20:00h ele senta-se a sua escrivaninha, mas lembra-se que não falou com a namorada o dia todo, e resolve ligar para ela. Fica no telefone cerca de 40 minutos. Outra ligação, desta vez um amigo, e la se vão mais 20 minutos. Ao “tentar voltar” a estudar, deixa-se atrair pelo jogo de futebol que vai começar. Durante o jogo ele transpira, sua muito e resolve tomar um banho de chuveiro. Ao sair do banho, tem fome, é preciso comer alguma coisa, pois o jogo de futebol e o banho deram-lhe apetite.
E, assim, vai escoando a noite planejada com a melhor das intenções. Finalmente, à uma da madrugada ele abre o livro, mas já está com sono demais para aprender o que lê. Acaba rendendo-se completamente. No dia seguinte, pela manhã, diz ao professor; “Espero que o senhor me dê uma chance, estudei até a madrugada para esse exame.”
José Quero Ser Acadêmico não agiu, porque gastou o tempo preparando-se para agir. Ele não é a única “vitima” dessas “Ultra-preparações”, o José Chefe, José Trabalhador, Josefa Dona de Casa, todos procuram preparar-se, batendo papo no escritório, tomando cafezinho, apontando a mesa de trabalho, vendo TV, utilizando uma dezena de outros processos de fuga, e protelando.
Como acabar com esse hábito? Diga a Si mesmo; “Estou pronto para começar agora mesmo. Nada ganharei em protelar, pelo contrario, vou usar toda a energia e tempo de que disponho para agir agora mesmo”.
* Nosso planeta é habitado por dois tipos de seres humanos; “os que agem e realizam e os que observam e fazem criticas”, apenas 3% pertencem ao grupo dos que agem e realizam, o restante pertence ao grupo dos que criticam.
enviado por Antony Arroyo

Um comentário:

aruze disse...

E uma questão de determinação e disciplina, pois, faltam a essas pessoas esses requisitos, para que possam concretizar suas realizações